14 de junho de 2013

Livro: Garotas de Vidro (Wintergirls)

"Porque? Você quer saber porque? Entre em uma cama de bronzeamento artificial e fique fritando lá por dois ou três dias. Depois que a sua pele está coberta de bolhas e começa a descascar, role em sal grosso, e então, coloque uma peça única que cubra o corpo todo, trançada com fibra de vidro e arame farpado. Por cima de tudo isso vão suas roupas normais, contanto que sejam justas.
Fume pólvora e vá para a escola pular por dentro de aros, se sentar, pedir e fingir de morta quando mandam. Escute os sussurros que se enrolam na sua cabeça à noite, te chamando de feia e gorda e vaca e biscate e o pior de tudo: 'uma decepção'. Vomite e passe fome e se corte e beba porque você não quer sentir nada disso. Vomite e passe fome e se corte e beba porque você precisa de um anestésico, e funciona. Por um tempo. Mas então o anestésico vira veneno e a essas alturas é tarde demais porque você está seguindo essa estrada diretamente para a sua alma. Você está apodrecendo e não consegue parar.
Olhe no espelho e veja um fantasma. Escute cada batida do seu coração gritar que tudoabsolutamentetudo está errado com você.
'Porque?' é a pergunta errada.
Pergunte 'Porque não?'
"

Como vocês podem perceber no trecho a cima, Garotas de Vidro trata sobre assuntos bem pesados e considerados tabus pela sociedade, como transtornos alimentares (anorexia e bulimia), automutilação, depressão e outros problemas psicológicos. 

Lia, a personagem principal que possui anorexia e que já foi obrigada a tentar se recuperar duas vezes, e sua amiga Cassie, bulimica e morta (ok, ok), quando pequenas fizeram uma aposta de quem seria mais magra e depois dessa aposta o mundo das duas virou de cabeça para baixo. 
No livro conhecemos pouco sobre a história de Cassie, pois o livro já se inicia com a morta da mesma, e com isso sua morte se torna apenas o plano de fundo para a história. 
Com a morte de Cassie, a doença de Lia piora e sua obssessão pela magreza extrema a leva a beira da morte.

A leitura é bem pesada em algumas partes e não aconselho para pessoas com estômago fraco, pois as cenas são bem detalhadas. Porém da mesma forma que é pesado, também é um livro lindo, muito bem escrito e um tanto poético. Eu não consegui parar de ler ele
Além disso, a forma em que o livro foi escrito nos faz pensar muito sobre nós mesmo e refletir sobre coisas que acontecem conosco e perguntar o porquê de tudo para nós mesmo. "Por que eu quero emagrece?" "Por que eu estou infeliz" e caso a gente não consiga responder então é sinal de alerta.
Super indico!


Título: Garotas de Vidro
Título Original: Wintergirls
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Número de Páginas: 272
Valor: R$17,00 - R$29,90







E então se interessaram? Já leram por acaso?
Beijoss

5 comentários:

  1. Gosto de livros fortes, esse parece ser um, vou ler não tenho problema com estomago fraco nem nada..

    http://portrasdorimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Particularmente não costumo (e não gosto) de leituras que abordam temas muito polêmicos ou bastante comentados, e ainda por cima tenho estômago fraco. Esse livro me pareceu uma ótima estória, mas não é indicado para mim.

    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu já morria de vontade de ler esse livro, agr depois desse post fiquei com mais vontade ainda
    beijos
    http://diario-demim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo ler , flor !
    Ainda não conhecia esse livro , vou ficar ligadinha aqui !
    Estou amando seu conteúdo (::

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está sendo bastante falado, estou ficando curiosa >.<

    Adolecentro

    ResponderExcluir

Infelizmente o blogger não avisa quando alguém responde os comentários, mas eu sempre respondo todos! Então, porque não volta aqui depois pra ver a resposta? Beijos